segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O que aprendi com minha mãe

A inquietude de minha mãe é de se admirar
Tem sempre uma história nova pra contar.

Por uma samambaia, trocou o terno de casamento do meu pai.
Ele chocado, até hoje apaixonado, sempre reclama: “Ela vai lá e faz!

Ela desmancha a formalidade.
Não enxerga maldade.
E quando está com vontade,
Faz drama
Igual novela mexicana.
Como no dia que ela quer pizza
E todo mundo em casa quer comida. Dela claro!

Ela orgulhosa fazendo panqueca,
Testa a massa na panela
E confessa: “Vou fazendo. Não sigo receita. Ás vezes acerto de primeira...
E por não se preocupar em tentar,
Mal sabe ela
Que já está certa.

Ela, de quem acho graça quando fala errado,
Me apresentou um novo vocabulário.
E mesmo sem querer conselho,
Ela passa a mão no meu cabelo
E me desafia:
A gente se envolve, né filha?!
É mãe? E como desfaz?
É só se DESenvolver...
E por não saber, cumpri sua missão de me fazer crescer.

Minha mãe me faz chá quando estou triste.
Mesmo que eu diga: Não quero! Nem insiste.
Logo vem ela,
Com chá novinho em uma xícara velha,
Com pouco açúcar pra manter o sabor
E olhinho caído cheio de amor.
Ela não desiste. Eu não resisto.

E quando me lamento
Ela balança o punho fechado
E repete um mandamento:
Você tem que dizer ‘EU.CON.SI.GO’!
E de tão sem ritmo
Me rouba um sorriso.

Desde que nasci
Bagunço a vida dela.
E em troca ela me diz:
Vem cá que eu fiz bolinho de chuva com canela.
E a tarde vai se embora.
E a tristeza.
E o medo.
E o regime.
E por fim, tudo se renova.

É mãe, aprendi com a senhora:
A vida acontece agora.

3 comentários:

  1. Camis,

    Que lindo! Amei, amei ameei. Que gostoso de ler. É aconchegante.

    A vida acontece agora. É isso aí!

    ResponderExcluir
  2. Prima... é a descrição mais poetica e perfeita da Tia Nésia... eu que fiquei por ai um tempo... ai meu regime ... com os bolinhos dela sempre ia pela janela.... bjs
    Paty.

    ResponderExcluir
  3. Vc arrasa!!! Lindo, lindo, lindoooooooooooooo

    ResponderExcluir